As eleições 2008 já começaram para os concorrentes ao Palácio Tomé de Souza e à Câmara de Vereadores da capital baiana. Com a liberação da propaganda eleitoral no último dia 6 de julho, os candidatos não perderam tempo e começaram os trabalhos de caça aos votos em um dos bairros mais populosos da cidade.
Com cerca de 700 mil habitantes, o que corresponde a aproximadamente 25% da população de Salvador, o inchado bairro de Cajazeiras é um dos locais mais cobiçados pelos candidatos. Nomes, números e siglas partidárias já estampam paredes e os muros do maior conjunto habitacional da América Latina. O agito das bandeiras toma conta de pontos estratégicos como o Largo da Feirinha. O som ensurdecedor dos carros de propaganda não pára.
Neste período eles começam a aparecer e parafraseando Bezerra da Silva, sobem o morro sem gravata, dizem que gostam da raça e até jantam no seu barracão usando lata de goiabada como prato. Eles fazem de tudo para conquistar a confiança e, principalmente, o seu voto. O famoso tapinha nas costas e as conhecidas e calejadas promessas também aparecem nesta época.
A concorrência é tão grande que se assemelha a de um dos vestibulares mais concorridos do país, o da UFBA. Só para câmara de vereadores são 21,4 candidatos por vaga, num total de 880 para 41 cadeiras. Já para prefeito, cinco lutam pelo controle da máquina administrativa soteropolitana.
Na certeza de uma disputa acirrada, os candidatos não vão medir esforços para manipular sua escolha. Portanto, no dia não durma no ponto, ou melhor, na urna.
segunda-feira, 4 de agosto de 2008
Assinar:
Postagens (Atom)